PROJETOS

Aplicação de Análise de Aprendizagem para melhoria do desempenho de alunos no Ensino Superior

Os ambientes virtuais de aprendizagem são uma ferramenta poderosa no processo de ensino-aprendizagem e produzem diversos dados de utilização que podem ser explorados por técnicas de Mineração de Dados a fim de melhorar o entendimento do comportamento e desempenho dos alunos. Aliado à área de Análise de Aprendizagem (Learning Analytics), é possível identificar potenciais problemas, como evasão de alunos ou risco de reprovação antes que estes se tornem irreversíveis, recomendando-se ações corretivas a serem tomadas pelo professor. Este projeto de pesquisa situa-se na convergência dessas duas áreas, tendo como objetivo analisar dados de utilização de AVAs para a construção e aplicação de modelos preditivos, baseados em técnicas de aprendizado de máquina, a fim de nortear as intervenções do professor. Além disso, será levado em consideração o Perfil de Aprendizagem dos alunos, customizando-se as recomendações do ambiente ao estilo de cada aprendiz. Como resultado, espera-se atingir um diagnóstico mais preciso do processo de ensino-aprendizagem, fornecendo ao professor uma visão mais detalhada da situação dos seus alunos, dando-lhe subsídios para tomar decisões mais seguras, fundamentadas em análise de dados

  • Período: 2020 - Atual
  • Status: Em andamento
  • Financiador(es): Próprio
  • Link: